Ethos e magia na epopéia estoniana Kalevipoeg

Autores

  • Victor Hugo Sampaio Alves Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba Membro do Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos (NEVE) e da Finnish Literature Society (SKS)

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v9i2.2921

Resumo

Kalevipoeg foi a epopeia estoniana surgida no século XIX, concebida primeiramente por Robert Faehlmann e, no advento de seu falecimento, escrita e finalizada por Friedrich Reinhold Kreutzwald. O épico surgia acima de tudo para atender à necessidade da Estônia de livrar-se do domínio cultural e político germânico por meio da criação de uma identidade nacional genuinamente estoniana que não demonstrasse qualquer traço de seus dominadores alemães. Os valores e características necessários à construção de tal identidade convergiram no herói Kalevipoeg, retirado do folclore nativo estoniano e reconfigurado para que se encaixasse aos moldes de um grande épico. O objetivo do presente artigo foi o de investigar como Kreutzwald atribuiu um ethos específico à figura do(s) feiticeiro(s) e qual valor conferiu à prática da magia em sua obra. Terminamos por elucidar como esta possui uma conotação majoritariamente negativa na epopeia, praticada pelo ethos do estrangeiro maligno, encarnado ora na figura do lapão, ora na figura do finlandês.

Biografia do Autor

Victor Hugo Sampaio Alves, Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba Membro do Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos (NEVE) e da Finnish Literature Society (SKS)

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba.

Membro do Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos (NEVE) e da Finnish Literature Society (SKS).

Referências

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Publicado

2020-12-04