Da Historiografia à Academia: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na educação e na política educacional do início do século XX (1900-1920) * From Historiography to the Academy: the Brazilian Historical and Geographical Institute in the education and educational politicies of the early XX century (1900-1920)
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v7i2.2697Resumo
Este artigo apresenta alguns resultados da trajetória de pesquisa sobre a presença do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) na educação. Dentre os aspectos abordados estão as contribuições do Instituto para a construção de conhecimentos sobre a história da educação no Brasil; as relações dos sócios do Instituto com instituições de ensino e órgãos administrativos da educação e os projetos de criação de cursos e da Academia de Altos Estudos. Nesse sentido, propomos considerar o IHGB como um lugar de poder atuante nos conflitos políticos relativos ao campo educacional, e como instância produtora de políticas e projetos educacionais no início do século XX. Como fontes para estas questões foram utilizadas publicações e actas da Revista do IHGB, bem como documentos de arquivos de instituições relacionadas e periódicos existentes durante o recorte.
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This paper presents some results of the research trajectory about the presence of the Brazilian Historical and Geographical Institute (IHGB) in education. Among the aspects approached there are the Institute contributions to the construction of knowledge about the education history in Brazil; the relations of the members of the Institute with educational institutions and administrative organs of education and the projects of creation of courses and the Academy of High Studies. In this sense, we propose to consider the IHGB as a place of power that is active in political conflicts related to the educational field, and as a producer of policies and educational projects in the early twentieth century. As sources for these issues, publications and minutes of the IHGB Journal were used as well as archives of related institutions and journals that existed during the period.