Teatro e resistência em época de supressão de liberdades: uma análise das matérias de Macksen Luiz publicadas no jornal Opinião em 1975 * Theater and resistance in time of supression of freedoms: an analysis of the articles of Macksen Luiz published in the newspaper Opinião in 1975
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v7i2.2692Resumo
Após o Golpe Militar de 1964, o teatro tornou-se um campo privilegiado de resistência e difusão de valores da liberdade. Para fazer face às investidas da censura, palavras e frases foram substituídas nos textos apresentados à avaliação prévia para serem recuperadas no momento da performance. Os espetáculos associados ao conceito de Teatro da Resistência ganharam espaço nos veículos da imprensa alternativa. O presente trabalho tem por objetivo analisar discursos sobre o teatro, publicados no jornal Opinião, no ano de 1975. Das entrelinhas dos textos aqui tomados como fontes, assinados pelo crítico teatral Macksen Luiz, revelam-se posições políticas, visões da sociedade e valores éticos e morais distintos daqueles apregoados pelas esferas de poder.
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After the Military Coup of 1964, the theater became a privileged field of resistance and dissemination of freedom values. To face the attacks of censorship, words and phrases were replaced in the texts submitted to prior appreciation and recovered at the time of the performance. The performances associated with the concept of the Theatre of Resistance got public in the alternative press. The present study aimed to analyze the speeches about the theater, published in the newspaper Opinião, in 1975. From the texts subscribed by the theatrical critic Macksen Luiz, political positions, visions of society and ethical and moral values are revealed different from those proclaimed by spheres of power.