Sobre influências de elementos de gênero na formação de identidades profissionais e na opção pela sala de aula: o que dizem os estudantes do sexo masculino do curso de pedagogia da UFPE? * On influences of gender elements in the formation of professional identities

Autores

  • Maria da Conceição Silva Lima Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
  • Katia Maria da Cruz Ramos Universidade Federal de Pernanmbuco

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v7i1.2341

Resumo

O presente texto propõe investigar o impacto de construtos simbólicos e culturais de gênero que influenciam tanto a escolha, quanto a formação para o magistério de estudantes do sexo masculino, no curso de Pedagogia. Por meio da Análise Temática de Bardin (1979), foram identificados elementos de gênero presentes no âmbito da construção da identidade profissional docente que reforçam sectarizações, nomeando lugares ocupados por mulheres e homens na escola. Os resultados apontaram forte interferência dessa categoria na escolha do curso e na área de atuação, direcionando elas à sala de aula e eles aos cargos de direção e planejamento, evidenciando antigos binarismos e jogos de poder, ressaltando que ainda há muito a ser (des)construído nesse universo.

 

Biografia do Autor

Maria da Conceição Silva Lima, Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2017), possui mestrado em Educação (2013) na mesma instituição. Graduada em Pedagogia (2007), também pela UFPE, e, Licenciada em História (2009) pela Universidade de Pernambuco-UPE.

Atualmente, professora substituta do Centro de Educação-UFPE

Katia Maria da Cruz Ramos, Universidade Federal de Pernanmbuco

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), possui Pós-Doutorado e Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (U.Porto), Mestrado em Educação e graduação em Pedagogia pela UFPE, membro do Núcleo de Formação Continuada Didático-Pedagógica dos Professores da UFPE (NUFOPE) e membro colaborador do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da U.Porto. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, desenvolvendo trabalhos principalmente relacionados com as seguintes temáticas: Docência Universitária, Profissionalidade Docente.

Downloads

Publicado

2018-06-30