Representações da mulher na obra de Marina Núñez del Prado (1908-1995) * Representations of woman in the work of Marina Núñez del Prado (1908-1995)

Autores

  • Giovanna Pezzuol Mazza Mestranda em História Social pela Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v7i1.2287

Resumo

Marina Nuñez del Prado (1908-1995), escultora boliviana, iniciou seus estudos na Academia Nacional de Bellas Artes de La Paz, na qual se tornou a primeira professora, em 1930. Em diálogo com o movimento indigenista em sua vertente artística, grande parte de sua produção mobiliza aspectos das tradições indígenas bolivianas. Este artigo tem como objetivo apresentar três vertentes da obra da artista, relacionadas à representação da mulher em sua produção escultórica. A partir da análise de peças selecionadas, pretende-se demonstrar como Núñez del Prado transitou entre as temáticas da “maternidade”, da “natureza” e da “sexualidade”, que são relevantes para se pensar os papéis sociais da mulher boliviana e, no limite, latino-americana, da primeira metade do século XX.

Downloads

Publicado

2018-06-30