O feminino e a música católica: entre práticas e representações * The feminine and the catholic music: between practices and representations

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v7i1.2282

Resumo

Efeminado e feminino foram expressões recorrentes em documentos e escritos teológicos que procuraram disciplinar as práticas musicais na Igreja Católica Romana, caracterizando a degeneração do caráter por meio da música. Busca-se compreender neste trabalho as raízes desta representação, bem como a presença ou ausência feminina nas práticas musicais no Brasil. Os dados obtidos em pesquisa bibliográfica e documental foram analisados a partir dos referenciais de memória e identidade em Joël Candau, bem como de práticas e representações, em Roger Chartier. Os resultados apontam para tentativas de silenciamento do feminino na música religiosa literal e simbolicamente. Por outro lado, a presença de mulheres nas práticas musicais no Brasil foi recorrente, conforme revelam documentos musicais recolhidos a diversos acervos.

Biografia do Autor

Fernando Lacerda Simões Duarte, PPG-Artes/UFPA

Estagiário de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA. Bolsista CAPES/PNPD.

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Publicado

2018-06-30