Experiências sociais no campo afro-religioso: a vida de Mameto Iraê Jinkaiá. * Social experiences in the afro-religious field: the life of Mameto Iraê Jinkaiá.

Autores

  • Fabíola Amaral Tomé de Souza Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v6i3.2176

Resumo

Esse trabalho pretende contribuir para o campo da história das mulheres, através da trajetória de vida de Mameto Iraê Jinkaiá, ex mãe-de-santo de uma casa de candomblé nação Angola no município de Barra Mansa, sul do estado do Rio de Janeiro. Utilizando condicionantes estruturais que marcam a vida e as experiências dos agentes históricos, entendendo que a trajetória de um indivíduo pode ser substancial para contextualizar certa dimensão histórica, através de uma metodologia qualitativa de análise micro histórica e gênero como categoria analítica, buscando ampliar a ideia dos papéis sociais pensando as relações de poder. Ou seja, pensar a mulher enquanto liderança religiosa e demonstrando que o poder atribuído às mulheres do candomblé não está centrado nas grandes capitais, símbolos das religiões afro-brasileiras, como Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo ou Porto Alegre.

 

Palavras-chave: História das Mulheres, relações de gênero, candomblé.

Biografia do Autor

Fabíola Amaral Tomé de Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutoranda em História pela UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mestre em História Social pela USS - Universidade Severino Sombra - Bolsista CAPES. Especialista em História das Culturas Afro-brasileiras pela FTC - Faculdade de Tecnologia e Ciências da Bahia - BA e em Sociologia pela FIJ - Faculdades Integradas Jacarepaguá. Graduada em História Licenciatura pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2007). Atualmente é professora I- Ensino Médio - ministrando aulas de História e Sociologia - Secretaria de Estado e Educação do Rio de Janeiro-RJ. Tutora/Coordenadora Presencial da Graduação em História Licenciatura - UNIRIO/CECIERJ nas disciplinas História e Sociologia e História e Antropologia. Professora Assistente do UNIFOA - Centro Universitário de Volta Redonda - RJ

Downloads

Publicado

2017-12-29