Intervir no passado performando o tempo: Achille Mbembe e a Crítica da Razão Negra * Intervene in the past by performing the time: Achille Mbembe and the Critique of Black Reason

Autores

  • Allan Kardec da Silva Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v6i3.2175

Resumo

Resumo: O estudo procura analisar a política do tempo presente no livro Crítica da Razão Negra, de Achille Mbembe (2014). Começaremos por delimitar o que seriam os impasses do tempo disciplinar da história, apontando como os conceitos de “feridas históricas” (Dipesh Chakrabarty), “passado irrevogável” (Berber Bevernage/ Vladimir Jankélévitch) conseguem propor alternativas a essa experiência do tempo. Diante da crise desse modelo de tempo disciplinar, faremos um breve apanhado bibliográfico argumentando a importância de pensar a dimensão performativa da escrita da história. Por fim, tomaremos Crítica da Razão Negra como um estudo de caso. Nossa hipótese é de que a escrita de Mbembe atua de maneira performativa por meio de metáforas e marcadores temporais como “O Negro”, “devir-negro do mundo”, etc. - que remetem à temporalidade espectral de Jacques Derrida – como estratégia ético-política fundamental para o tempo presente.  

Biografia do Autor

Allan Kardec da Silva Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em História pela UFGRS, Mestre em História pela UFCG, possui experiência nas áreas de cinema e história, teoria da história, estudos pós-coloniais.

Downloads

Publicado

2017-12-29