O heroísmo e a proletarização dos homens de letras no século XIX * The heroism and the proletarianization of the men of letters in the 19th century

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v7i1.2163

Resumo

O artigo discute o deslocamento no estatuto social dos artistas no século XIX. Essa mudança foi tema de vários textos, da filosofia à crítica literária. Damos enfoque especial à conferência proferida por Thomas Carlyle sobre o heroísmo dos homens de letras, o qual considera uma das formas mais anômalas de heroísmo na História, resultado da paralisia espiritual do século XVIII. Consideramos ainda, entre outros textos, o famoso romance de Louis Reybaud Jérôme Paturot à la recherche d’une position sociale, em sua edição ilustrada de 1845.

Biografia do Autor

José Roberto Silvestre Saiol, Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde/ Casa de Oswaldo Cruz/ Fundação Oswaldo Cruz.

Mestrando em História - Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde - Casa de Oswaldo Cruz - FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). E-mail: joseroberto_hist@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2018-06-30