Relações entre a trajetória intelectual de Delio Cantimori e o papel ético-político da história: conflitos com o Partido Comunista e a aproximação com a perspectiva da história cultural de Jacob Burckhardt (1950 – 1966). * The relationships between Delio Cantimori’s and the ethical-political role of the history.

Autores

  • Felipe Araujo Xavier

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v6i3.2151

Resumo

Em 1926, Delio Cantimori inscreveu-se no Partido Nacional Fascista, tornando-se um dissidente em meados de 1930, quando passou a apoiar clandestinamente integrantes do Partido Comunista Italiano. Todavia, durante a década de 1950, Cantimori também se decepcionara com o PCI, as políticas soviéticas e a gestão ideológica dos órgãos de cultura da esquerda. Nesse contexto, Cantimori começou a explorar a visão de J. Burckhardt sobre a História e a importância da organização da cultura para o desenvolvimento ético e moral do povo. Dessa maneira, este artigo tem como objetivo analisar os conflitos entre Cantimori e integrantes do PCI, o seu desligamento do Partido Comunista, em 1956, e a influência das ideais burckhardtianas sobre a História nas reflexões de Cantimori relativas ao papel do historiador e à organização da cultura, entre 1957 e 1966.

Biografia do Autor

Felipe Araujo Xavier

Licenciado e bacharel (2006), mestre (2010) e doutor (2015) em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora na área de concentração: Narrativas, Imagens e Sociabilidades da Faculdade de História da UFJF. No mestrado teve experiência na área de História Cultural, com ênfase em estudos focados nas festividades, principalmente o Carnaval, História Oral e Memória. No doutorado, desenvolveu uma pesquisa na área da História da Historiografia, com um estágio de 9 meses (Bolsa PSDE-CAPES 7896\13-1) como pesquisador visitante junto à Scuola Normale Superiore di Pisa, tendo como objeto de estudo a trajetória intelectual de Delio Cantimori (1904 – 1966), seu diálogo com os historiadores e as mais diversas correntes de pensamento, com destaque para o idealismo italiano, o materialismo histórico, o historicismo e a História da Cultura, e sua relação política com o fascismo e o Partido Comunista Italiano e, por fim, seu distanciamento das mais diversas ideologias políticas.

Downloads

Publicado

2017-12-29