Eichmann e a banalidade do mal: elementos para uma prosopografia * Eichmann and the banality of evil: elements for a prosopography

Autores

  • Leonardo Augusto Peres Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v7i1.2109

Resumo

O método biográfico apresenta-se como uma ferramenta para elucidar, através da análise da trajetória de vida de Adolf Eichmann, o conceito de “banalidade do mal” (ARENDT, 1999). Questiona-se se a biografia de Eichmann pode ser considerada modelo para os membros do partido nazista. Este trabalho desenvolve-se em três partes: um resumo dos argumentos em prol do método biográfico; uma breve descrição da trajetória de Eichmann; e uma análise do conceito de banalidade do mal, ponderando-se acerca do impacto da vida do ator histórico sobre ele. Conclui-se que há necessidade de um estudo prosopográfico mais extenso que leve a uma compreensão mais completa sobre o Holocausto.

Biografia do Autor

Leonardo Augusto Peres, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Relações Internacionais – Doutorando – Programa de Pós-graduação em Ciência Política - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS - Brasil.

Downloads

Publicado

2018-06-30