Da liberdade ao alto: notas sobre o processo de higienização social, marginalização e demanda étnica de um bairro taperoaense * From freedom to the top: notes on the process of social hygienization, marginalization and ethnic demand of a neighborhood taperoaense

Autores

  • Érika Catarina de Melo Alves CPDA-UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v6i3.2097

Resumo

Resumo: Este trabalho pretende descrever os processos de formação urbana de um bairro numa cidade do interior da Paraíba. Colocando em relevo as relações históricas que ali atravessaram, interações estas que circunscreveram a criação de estereótipos e status. O esforço desta escrita deriva da experiência etnográfica com os dançantes da Cambinda, posto que a prática empírica proporcionasse a abertura de um leque de possibilidade analítica sobre aquela realidade. Uma dessas possibilidades de reflexão seriam as transformações urbanísticas, preenchidas por noções de higienização social e segregação. Relações de poder, alianças, conflitos, e sociabilidades. Ao descrever alguns desses processos, é possível compreender com mais profundidade a construção de demanda quilombola acionada por uma das famílias negras moradora do bairro.

 

Biografia do Autor

Érika Catarina de Melo Alves, CPDA-UFRRJ

Doutoranda de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA-UFRRJ). Mestre em Antropologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É membro do Grupo de Estudos em Território e Identidade (GETI-PPGA-CNPq). Integrante do corpo editorial da Revista Ideas produzida pelo Programa de Ciências Sociais (CPDA-UFRRJ). Possui trabalhos nos seguintes temas: patrimônio imaterial, identidade, etnicidade, tradição de conhecimento, e dinâmicas territoriais. Sendo suas principais áreas de interesse e atuação: Antropologia Política, Antropologia do Conhecimento e da Técnica.

Downloads

Publicado

2017-12-29