Caridade, devoção e assistência hospitalar aos pobres: o hospital de São João de Deus da Vila da Cachoeira (1734-1770) * Charity, devotion and hospital assistance to the poor: São João de Deus hospital of Vila da Cachoeira (1734-1770)

Autores

  • Tânia Maria Pinto Santana Universidade Federal do Recôncavo da Bahia / docente

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v6i2.2083

Resumo

Neste texto analisamos a relação entre assistência, pobreza e caridade na vila portuária da Cachoeira, capitania da Bahia, no século XVIII, através do estudo do Hospital de São João de Deus. Propomos acompanhar a trajetória do hospital, desde a sua criação por frades franciscanos, no convento às margens do Rio Paraguaçu, até a sua transferência para a vila em meados do século, por iniciativa de um senhor de engenho da região, e a sua posterior doação para a Ordem de São João de Deus. As fontes prioritárias desta pesquisa foram os documentos, preservados em arquivos ultramarinos, relativos à administração do hospital, bem como os testamentos dos moradores da região, e obras de natureza teológica que versam sobre a caridade.

Biografia do Autor

Tânia Maria Pinto Santana, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia / docente

Possui graduação (1998), mestrado (2001) e doutorado (2016) em História pela Universidade Federal da Bahia. Professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, do Centro de Artes Humanidades e Letras. Tem experiência nas áreas de História Medieval e História do Brasil Colônia. Desenvolve pesquisa sobre os seguintes temas: Bahia, escravidão e religiosidade católica entre os negros, devoções católicas, testamentos e práticas assistenciais nas sociedades do recôncavo baiano no século XVIII.

Downloads

Publicado

2017-09-10