Assistência aos presos nas cadeias públicas do Rio de Janeiro e de Salvador pela Santa Casa da Misericórdia (séculos XVII-XIX) * Assistance to prisoners in public prisons of Rio de Janeiro and Salvador by Santa Casa da Misericórdia (XVII-XIX centuries)

Autores

  • Nayara Vignol Lucheti Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Franca

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v6i2.2079

Resumo

Desde sua fundação, a Santa Casa da Misericórdia teve entre suas principais tarefas o auxílio aos presos. No Rio de Janeiro e em Salvador, contudo, os criminosos transferidos às cadeias da Relação tornaram impossível à instituição realizar seus trabalhos com excelência. Assim, a irmandade não conseguiu, a partir do Seiscentos e principalmente no Setecentos, arcar com as despesas relativas aos presos. Sabendo disso, apresentaremos as regras de assistência da Misericórdia, destacando as especificidades das cadeias do Rio e de Salvador e como isso afetou o cumprimento das obrigações da irmandade. Por fim, discorreremos sobre o que foi dito acerca do trato dos presos em um período de crise financeira da Misericórdia e de extrema lotação das cadeias da colônia.

Biografia do Autor

Nayara Vignol Lucheti, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP), campus de Franca

Mestranda em História – Programa de Pós-graduação em História e Cultura Social – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – UNESP –  Universidade Estadual Paulista, “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Franca. Franca, SP – Brasil. Bolsista FAPESP. E-mail: n.vignol@gmail.com.

 

Downloads

Publicado

2017-09-10