Teatro e história: uma proposta metodológica * Theather and history: a methodological proposal

Autores

  • Natália Batista Universidade de São Paulo
  • Mariana Rosell Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v6i2.2037

Resumo

Este artigo pretende contribuir para os estudos metodológicos da pesquisa teatral e adensar as discussões historiográficas acerca da análise de obras teatrais. Pretende-se diferenciar a encenação do roteiro dramatúrgico considerando-os mais ou menos indissociáveis de acordo com as especificidades de cada obra. Partindo do pressuposto de que, eventualmente, é possível distinguir o ato teatral do texto que o baseia, a proposta deste trabalho reside na elaboração de um modelo de investigação cênica que permita uma interpretação minuciosa dos aspectos que compõem a dramaturgia. Acredita-se que a partir de um olhar mais atento às fragmentações do texto seja possível compreender melhor as complexidades implicadas na elaboração do roteiro, tais como as propostas dos autores, aspectos temporais, sociológicos e elementos formais da estética teatral. Com o intuito de demonstrar o uso do modelo proposto, será realizado um estudo de caso do texto da peça Show Opinião, escrito e montado pelo Grupo Opinião em 1964. 

Biografia do Autor

Natália Batista, Universidade de São Paulo

Doutoranda em História Social pela Universidade de São Paulo e com bolsa Capes. Mestre em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Núcleo de História Oral da UFMG.

Mariana Rosell, Universidade de São Paulo

Mestranda em História Social pela Universidade de São Paulo, sob orientação do Professor Marcos Napolitano e com bolsa FAPESP.

Downloads

Publicado

2017-09-10