Ditadura tipo exportação: a diplomacia brasileira e a queda de Salvador Allende * Dictatorship for export: brazilian diplomacy and the overthrow of Salvador Allende
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v5i3.2003Resumo
Este artigo analisa a influência diplomática do Brasil no golpe militar no Chile, em 1973, uma área até então negligenciada da produção historiográfica. O foco central são as seguintes questões: em que medida o regime militar de direita do Brasil influenciou a queda de Salvador Allende? Qual era a relação entre os dois países durante os anos que antecederam o golpe no Chile? De que maneiras o Brasil e os Estados Unidos agiram como parceiros nesse evento? Partindo de uma exploração profunda de um exemplo histórico em arquivos e usando documentos recentemente desclassificados, este trabalho pretende abrir novas possibilidades para uma gama de estudos sobre as relações entre governos militares da América do Sul.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.