Delio Cantimori: escritos políticos sobre a Alemanha (1927 – 1940) * Delio Cantimori: political writings about Germany (1927 – 1940)

Autores

  • Felipe Araujo Xavier

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v5i3.1996

Resumo

Esse artigo tem como objetivo abordar os escritos políticos de Delio Cantimori (1904-1966), entre 1927 e 1940, relativos à situação política e cultural alemã, enfatizando suas leituras sobre a Konservative Revolution e o nacional-socialismo. Baseado nesses escritos, o artigo pretende apresentar também como a consolidação do Nazismo interferiu no desequilíbrio político do continente europeu e na reinterpretação cantimoriana do fascismo, regime o qual, para o intelectual italiano, perdia sua áurea revolucionaria ao se distanciar dos ideais corporativistas, implantar uma política militarista expansionista e aderir os princípios irracionalistas e racistas do nazismo. Esses fatores interferiram diretamente na dissidência de Cantimori, em meados da década de 1930, quando começava a desenvolver uma simpatia particular ao projeto político comunista.

Biografia do Autor

Felipe Araujo Xavier

Licenciado e bacharel (2006), mestre (2010) e doutor (2015) em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora na área de concentração: Narrativas, Imagens e Sociabilidades da Faculdade de História da UFJF. No mestrado teve experiência na área de História Cultural, com ênfase em estudos focados nas festividades, principalmente o Carnaval, História Oral e Memória. No doutorado, desenvolveu uma pesquisa na área da História da Historiografia, com um estágio de 9 meses (Bolsa PSDE-CAPES 7896\13-1) como pesquisador visitante junto à Scuola Normale Superiore di Pisa, tendo como objeto de estudo a trajetória intelectual de Delio Cantimori (1904 – 1966), seu diálogo com os historiadores e as mais diversas correntes de pensamento, com destaque para o idealismo italiano, o materialismo histórico, o historicismo e a História da Cultura, e sua relação política com o fascismo e o Partido Comunista Italiano e, por fim, seu distanciamento das mais diversas ideologias políticas.

Downloads

Publicado

2016-12-14