Notas sobre a formação do autoritarismo no Chile: pensamento político na década de 1900 * Notes on the formation of authoritarianism in Chile: political thought in the 1900s
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v5i3.1995Resumo
Este artigo busca compreender a formação do autoritarismo no Chile a partir de ideias e elementos que entraram em circulação por meio de intelectuais alinhados com o pensamento conservador. Nacionalismo, antiliberalismo e teorias raciais foram componentes na gestação de conjuntos de ideias que estiveram em constante trânsito nos conflitos entre os grupos de direita e entre os grupos dirigentes e a classe trabalhadora na primeira década do século XX, cujos desdobramentos específicos estiveram presentes em algumas publicações de intelectuais chilenos daquele contexto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.