Escravidão e(m) quadrinhos: um diálogo entre a historiografia e a cultura histórica das HQ’s * Slavery and comic books: a dialogue between historiography and historical culture of comics
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v5i2.1816Resumo
As Histórias em Quadrinhos (HQs) são meios de comunicação amplamente difundidos em nível nacional. Como todo e qualquer produto cultural, seus autores estão inseridos em sociedades que apresentam contradições e embates, os quais são reproduzidos em suas obras. Diante desse contexto, o presente trabalho tem por objetivo analisar a cultura histórica na HQ “O quilombo Orum Aiê” de André Diniz, a partir dos pressupostos teóricos de Rüsen (2001) e Flores (2007), percebendo como as HQs, produções culturais que estão à parte do cânone historiográfico e da historiografia, repercutem as opções teóricas e metodológicas da “Nova História Social da Escravidão”, iniciada no Brasil após a década de 1980. Ademais, a análise foi realizada demonstrando de que forma a historiografia é refletida nas Histórias em Quadrinhos nacionais que abordam a temática da escravidão.