Textos e imagens do mundo medieval: as representações cartográficas entre as línguas clássicas e vernáculas (séculos VIII-XVI) * Writings and images from the medieval world: the cartographic representations between the classical and vernacular languages (8th – 16th centuries)

Autores

  • Thiago José Borges Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v5i1.1772

Resumo

Textos e imagens estabeleceram, ao longo dos tempos, uma complexa e fascinante relação de complementariedade que se estende entre os mais distintos contextos e realidades históricas. Sob tais perspectivas, este breve estudo propõe-se a analisar a produção cartográfica medieval por intermédio de seu viés textual, contemplando os fenômenos responsáveis pela transposição do texto ao traçado cartográfico. Recorrendo à longa duração dos processos históricos, estaremos particularmente atentos às nuances linguísticas e iconográficas que, entre os séculos VIII e XVI, fundamentaram, deram forma, sentido e coerência as representações do espaço no Ocidente medieval cristão.

 

Biografia do Autor

Thiago José Borges, Universidade de Brasília

Mestre em História Medieval pela Universidade de Lisboa e doutorando em História pela Universidade de Brasília. Membro do Programa de Estudos Medievais da Universidade de Brasília (PEM/UnB) e pesquisador associado ao Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Verissímo Serrão (CIJVS, Portugal). Bolsista Cnpq e Capes.

Downloads

Publicado

2016-03-29