O departamento de Educação Física de São Paulo e a interiorização dos parques infantis: o caso de Ribeirão Preto * The department oh Physical Education of São Paulo and the interiorization of children playgrounds: the case of Ribeirão Preto
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v4i2.1637Resumo
A história da Educação Infantil no Brasil conta com polí ticas públicas voltadas para a assistência e a saúde das crianças pobres. Entre essas políticas, surge, em 1934, no Estado de São Paulo, o Parque Infantil, instituição hibrida que assumia responsabilidades não somente pela educação dos alunos que recebia, mas, t ambém, pela assistência médica, dentária, alimentação e recreação dos mesmos. Gradativamente, a proposta da instituição se difundiu por algumas cidades do Estado e até mesmo da Federação e, em 1951, por intermédio do Departamento de Educação Física do Estado de São Paulo, o projeto torna-se realidade também na cidade de Ribeirão Preto. O presente estudo se propõe a analisar o processo de interiorização dos referidos Parques Infantis.
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