O rumor pode ser um objeto histórico para estudarmos a antiguidade? * Can rumor be an historical object to study the antiquity?

Autores

  • Ygor Klain Belchior Universidade Federal de Ouro Preto e Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v5i3.1603

Resumo

Neste artigo, pretendemos abordar o “rumor” através de uma proposta multidisciplinar dialogando com as teorias da comunicação, a sociologia dos rumores e a história, com o objetivo de observá-lo como objeto histórico verificável. Para tanto, partiremos de uma discussão sobre o que são rumores, passando pela sua discussão no campo da sociologia da comunicação no intuito de provar que o rumor como evidência histórica também pode ser utilizado como um objeto para entender mecanismos sociais do passado romano. Nosso objetivo com esse exercício reflexivo é o de apresentar as bases da nossa pesquisa de doutoramento em História Social, já que esta trabalha com o tema os rumores nas guerras civis romanas (68 a 69 d.C.). 

Biografia do Autor

Ygor Klain Belchior, Universidade Federal de Ouro Preto e Universidade de São Paulo

Graduado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto em Licenciatura e Bacharelado. Neste período foi bolsista do Programa de Extensão do ICHS/ UFOP atuando, sobretudo, como Monitor do Programa "Alfabetização "solidária", também foi bolsista da FAPEMIG na área de Educação, sob a orientação da Professora Dr. Adriana Maria de Figueiredo, com o premiado trabalho "Demanda por escolarização no Brasil", pela própria FAPEMIG, e também como bolsista da área de História Antiga e Medieval (também com bolsa PIBIC/UFOP), ambas sob a orientação do Professor Doutor Fábio Faversani. Em 2010 ingressou no Mestrado em História também pela Universidade Federal de Ouro Preto, defendido em 2012 com a dissertação "Tácito e o principado de Nero", sob a orientação do Professor Doutor Fábio Faversani. Após o mestrado, teve uma experiência na escola Museu Cap Cavallera, em Menorca, Espanha, em arqueologia durante sua estadia nesta entidade. Em 2013 foi aprovado em primeiro lugar para o concurso de Professor de História Antiga e Medieval na Universidade Metodista de Piracicaba e também foi Professor Assistente no curso de História do Centro Universitário Barão de Mauá. É Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo, sob a orientação do Professor Norberto Luiz Guarinello, desenvolvendo a tese "Logística Militar e Rumores nas Guerras Civis Romanas (49 a 45 a. C e 68- 69 d. C), e é membro do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano e Mediterrâneo Antigo (LEIR-MA/USP). Atualmente é Professor de História Antiga da Universidade Federal de Ouro Preto. Para mais informações, acessar o sítio do grupo de pesquisas: http://leir.fflch.usp.br/ ou o sítio pessoal do autor: https://usp-br.academia.edu/YgorBelchior. E-mail: ykbelchi@usp.br.

Downloads

Publicado

2016-12-14