Rafael Barrett: um anarquista no coração da América do Sul * Rafael Barrett: un anarchiste dans le coeur de la Amérique du Sud

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v5i1.1558

Resumo

Este texto tem três eixos principais, circunscritos à figura de Rafael Barrett: i) a pessoa, ou seja, quem foi ele;ii) a obra, referente ao que produziu em vida;iii) a postura política, cuja demanda específica, relaciona-se ao posicionamento dele perante a sociedade platina na primeira década do século XX. A análise que se pretende fazer não é, em absoluto, profunda, mas pretende apontar para um campo em aberto, visto que, na América Latina, foi um autor que, após sua morte foi, pouco a pouco, sendo obliterado do panorama intelectual.

 

Biografia do Autor

Fábio Luiz Arruda Herrig, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

É doutorando em História pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD e bolsista CAPES/Demanda Social; mestre em Letras pela mesma universidade e graduado em História pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Atualmente, é professor de Literatura e Artes no Centro Educacional Luiz Quareli. É integrante da Linha de Pesquisa Fronteira, Identidades e Representações.

Downloads

Publicado

2016-03-29