O milagre político nos tempos do despertar do gigante: a “Ditabranda” luso-brasileira em questão * The political miracle in the times of giant awekening: the luso-brazilian "Ditabranda" in question

Autores

  • Fábio de Godoy Del Picchia Zanoni Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v5i1.1517

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em argumentar como a brandura impingida à ditadura de 1964 é herdeira de uma racionalidade montada desde os primórdios da década de 1930, tanto no Brasil quanto em Portugal. A partir do arsenal teórico foucaultiano, anseia-se por trazer à baila o modo pelo qual a ditadura de Getúlio Vargas e António Salazar, muito mais do que simplesmente eclipsar as práticas violentas levadas a cabo pelos respectivos Estados, construíram ditos e escritos que tinham precisamente o condão de conciliar métodos ditatoriais e pacificação do corpo social.                

 

Biografia do Autor

Fábio de Godoy Del Picchia Zanoni, Universidade de Lisboa

Possui graduação em Filosofia e em licenciatura pela Universidade de São Paulo (2009), mestrado em Estética pela Universidade Nova de Lisboa (2012) e está a cursar o doutorado em história da educação na Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Filosofia, com especial interesse em Foucault e em outros trabalhos da mesma envergadura teórica aplicados à compreensão das relações entre educação, estética e política.

Downloads

Publicado

2016-03-29