A rivalidade como sentimento profundo: origem, evolução histórica e reflexos contemporâneos do padrão de rivalidade entre Brasil e Argentina * Rivalry like deep feeling: origin, historic evolution and contemporary reflections of...

Autores

  • ÉRICA CRISTINA ALEXANDRE WINAND Doutora em História e Cultura Política pela UNESP-Franca. Professora Adjunta do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de Sergipe (DRI-UFS). Membro do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES) e líder do Grupo de Estudos Comparados em Política Externa e Defesa (COPEDE).

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v4i1.1486

Resumo

Examinamos aqui a progênie do sentimento de rivalidade que balizou por muito tempo as relações entre Brasil e Argentina, atentando para sua relação com as identidades internacionais das duas partes envolvidas, sua evolução no tempo e seus diversos momentos de influência sobre as relações entre os dois países. Como conclusão, esperamos estabelecer um diálogo entre presente e passado que vislumbre os reflexos das percepções mutuamente construídas, em momentos-chave do histórico de rivalidade e de cooperação entre os dois Países. Compreendemos que muitos dos desentendimentos contemporâneos podem ser explicados menos por razões concretas do que por questões afetivas estruturais.

 

Downloads

Publicado

2015-03-06