Maioria Tibi Triunfo dinástico de Felipe II na alegoria da Batalha de Lepanto (C. 1573-1575), de Ticiano Vecellio* Maioria Tibi dynastic triumph of Philip II in the allegory of the Battle of Lepanto (C. 1573-1575), by Titian Vecellio

Autores

  • Rivadávia Padilha Vieira Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v5i1.1477

Resumo

Este estudo propõe uma análise centrada na pintura Felipe II, después de la victoria de Lepanto, ofrece al cielo al príncipe don Fernando (Madri, Museu do Prado), de Ticiano Vecellio. Produzida em resposta à encomenda do rei espanhol Felipe II, teve por intenção celebrar dois momentos marcantes de seu reinado no ano de 1571: a vitória sobre a frota turca na batalha de Lepanto e o nascimento de seu herdeiro, o infante Dom Fernando. Com o objetivo de compreender os sentidos e funções do objeto imagético nesse contexto, a linguagem simbólica da pintura é interpretada em conexão com os acontecimentos contemporâneos à sua produção. Apesar de ser reconhecida como a “alegoria da batalha de Lepanto”, de facto, esta é representada em último plano, eclipsada por uma série de elementos carregados de simbolismo dinástico e religioso.

 

 

Biografia do Autor

Rivadávia Padilha Vieira Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em História (2013) pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF), sob orientação do Prof. Dr. Rodrigo Nunes Bentes Monteiro, com a dissertação "Retratos do poder: A imagem pictórica de Felipe de Habsburgo por Ticiano Vecellio e Antonio Moro (1548-1558)". Bacharel (2009) e Licenciado (2013) em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Programa de Educação Continuada do Colégio de Aplicação da UFRGS. Atua em pesquisas nas áreas de: História Moderna, História Político-Cultural, História da Arte, Patrimônio Histórico-Cultural.

Downloads

Publicado

2016-03-29