A “Questão Coimbrã” e a definição dos parâmetros para a problematização de Portugal pela geração de 70 (1865-1866) * The “Coimbra Controversy” and the establishment of parameters for problematize Portugal by the 1870’s generation (1865-1866)

Autores

  • Rômulo de Jesus Farias Brito Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v4i2.1420

Resumo

 Neste trabalho, traça-se uma análise de alguns textos envolvidos na polêmica literária conhecida como “Questão Coimbrã”, a fim de identificar as argumentações que embasavam a concepção de intelectuais ligados à chamada “Geração de 70” sobre a sociedade portuguesa oitocentista. Ocorrida entre os anos de 1865 e 1866 em Portugal, a querela opôs distintos posicionamentos sobre pontos nevrálgicos acerca da situação de Portugal ao final do século XIX. Pretende-se compreender quais os parâmetros e modelos empregados por estes intelectuais durante a “Questão Coimbrã” na interpretação e no projeto de transformação sociocultural em Portugal. Para tanto, serão analisados os principais textos envolvidos na polêmica literária, com ênfase nos escritos produzidos por Antero de Quental, Teófilo Braga e Ramalho Ortigão.

 

Biografia do Autor

Rômulo de Jesus Farias Brito, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em História - Doutorando - Programa de Pós-graduação em História - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – PUC-RS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Campus Central, CEP: 90619-900, Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil. Bolsista CAPES. Email: romulojfbrito@hotmail.com

Downloads

Publicado

2015-09-15