Análise Histórico-sociológica das mudanças comportamentais femininas e do impacto destas nas famílias militares * Historical and sociological analysis of women’s behavioral changes and their impact in military families
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v3i3.1412Resumo
Em uma análise complementar entre elementos teóricos sociológicos, metodologia e pesquisa histórica, buscamos compreender como as mudanças comportamentais empreendidas pelas mulheres, desde os anos 1960 até hoje, impactam nos arranjos familiares dos oficiais militares. Tendo o casamento como espaço onde o oficial encontra suporte para realizar suas exigências profissionais, bem como espaço para o exercício dos valores militares, cremos que é pertinente verificar como as alterações no comportamento feminino influem nestes arranjos familiares específicos. Utilizamos a História Oral como método de recolhimento e análise documental, percebemos uma crescente valorização da profissionalização feminina, que resulta em novos acordos familiares e em diferentes níveis de engajamento da esposa no projeto profissional do militar, afetando tanto a Família Militar quanto a instituição castrense.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.