Intelectuais e História: identidade caipira e o com-texto civilizatório brasileiro do século XX * Intellectuals and History: caipira identity and the Brazilian civilizational context of Twentieth Century
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v3i3.1411Resumo
O texto problematiza a construção de conhecimento literário e científico destacando a atuação de intelectuais brasileiros do século XX. Neste exercício, procura refletir sobre a construção do personagem literário Jeca Tatu de Monteiro Lobato integrante da pauta entre intelectuais empenhados na construção do folclore como um problema sociológico ou “objeto” de análise e de poder, tendo em vista as lutas para constituição de campos disciplinares. Para pensar a produção intelectual em contextos contemporâneos, tratamos da produção cultural do século passado enquanto tentativa de tradução das práticas culturais populares, em sutil articulação com valores e concepções etnocêntricas fundadas na colonialidade de poder. Refletimos sobre a construção do conhecimento contemporâneo como legado que implica em rupturas conceituais com o passado colonial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.