A relação entre História e Sociologia no horizonte da conceitualização e da explicação dos objetos históricos: reflexões sobre o pensamento de Max Weber * The relationship between History and Sociology over the horizon of conceptualization...

Autores

  • ULISSES DO VALLE Doutor em História. Professor Adjunto de Teoria da História – Faculdade de História – Universidade Federal de Goiás – UFG, Campus Samambaia. Goiânia, GO - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v3i3.1408

Resumo

Este artigo procura refletir sobre as relações entre a disciplina da história e a sociologia a partir do pensamento de Max Weber. Procuramos mostrar como a sociologia exerce uma participação fundamental na constituição do conhecimento histórico com relação a dois procedimentos específicos: a caracterização adequada das entidades históricas individuais, por um lado, e a lógica explicativa que preside a narrativa histórica, por outro. Veremos como Weber, então, introduz a sociologia como uma forma de resolver o intricado problema da interpenetração entre o geral e o particular na representação e na explicação dos objetos históricos, de modo a esclarecer os vínculos formais e metodológicos entre as duas disciplinas assim entendidas.

 


 

Downloads

Publicado

2014-12-05