Educação musical no interior de Minas Gerais: a experiência da Escola de Acordeom de Ituiutaba (1956-1964) * Musical education in the interior of Minas Gerais: the experience of Accordion School of Ituiutaba (1956-1964)

Autores

  • Sauloéber Tarsio de Souza Universidade Federal de Uberlândia
  • Nicula Maria Gianoglou Coelho Conservatorio Estadual de Música de Uberlândia/UFU

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v4i3.1395

Resumo

O objeto de estudo enfoca a ação da professora de acordeom Guaraciaba Campos na cidade de Ituiutaba, que chegou ao município mineiro em 1956, ministrando suas lições no Hotel Brasil, local onde se hospedou. Em 1961 fundou a Escola de Acordeom Ituiutaba, que adotou programa pré-estabelecido de caráter clássico, com dificuldades técnicas para cada ano, revelando certo caráter disciplinador, próprio das escolas tradicionais de música, cujas aulas eram individuais e de muita eficácia. Essa instituição surgiu por uma iniciativa de cunho privado alcançando gradativamente prestígio social e político, porém, extinguiu-se pela ação do poder público que a absorveu, revelando a imbricação entre as esferas pública e privada característica marcante na história da educação brasileira. Os resultados foram acessados por meio de entrevistas, consultas a documentos e fotos de acervos públicos e privados. 

 

Biografia do Autor

Sauloéber Tarsio de Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado e Mestre em História (Unesp-Franca) e Doutor em Educação (Unicamp).  Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação-UFU. Membro do NEPHE (Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação), da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da ANPUH-Minas Gerais. Coordenador do NEPE-FACIP (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos da Educação). Em parceria, organizou os livros “Do Público ao Privado, do Confessional ao Laico: A história das instituições escolares na Ituiutaba do século XX” e “Grupos Escolares na Modernidade Mineira: Triângulo e Alto Paranaíba”. Pesquisador em Produtividade pelo CNPq (2009-2012) e bolsista do Programa Pesquisador Mineiro (2011-2013).

Nicula Maria Gianoglou Coelho, Conservatorio Estadual de Música de Uberlândia/UFU

Possui graduação em Educação Artística (1986) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Atualmente é professora de violão no Conservatório de Música de Uberlândia-MG, sendo também membro da Camerata de Violões da mesma institução. Foi aluna do Professor Eustáquio Alves Grilo e Jodacil Damasceno. Tem experiência na área de Artes (ênfase em Música) e História das Instituições Escolares Musicais. 

Downloads

Publicado

2015-12-16