Uma proposta de aproximação teóricometodológica ao livro Medieval * A propose of theoretical and methodological approach to the Medieval book

Autores

  • Luciano J. Vianna Doutor em História Medieval pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Pesquisador do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES. Professor colaborador voluntário do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v4i3.1380

Resumo

O presente artigo apresenta a proposta teórico-metodológica de nossa tese de doutorado sobre o estudo do livro como objeto político no medievo. Nossas investigações nos fizeram perceber o livro como um dos objetos representativos e centrais da cultura política medieval. Apresentamos algumas questões como as abordagens e perspectivas sobre o livro medieval, o livro como objeto da historiografia medieval e os diversos momentos da vida dos textos, principalmente considerando a representatividade do livro como objeto político e de legitimação em um determinado contexto histórico. Como resultados, propomos uma aproximação holística na realização do estudo do livro medieval, proporcionada não somente pelas propostas teóricas das recentes tendências historiográficas, mas também pela perspectiva metodológica que considera todas as características do livro medieval.

 

Biografia do Autor

Luciano J. Vianna, Doutor em História Medieval pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Pesquisador do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES. Professor colaborador voluntário do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Doutor em História Medieval pela Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Pesquisador do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES. Professor colaborador voluntário do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Downloads

Publicado

2015-12-16