As tragédias como evento hermenêutico: as enchentes do Rio Vermelho na Cidade de Goiás * The tragedy as event hermeneutic: Rio Vermelho floods in the Cidade de Goiás

Autores

  • ELIÉZER CARDOSO DE OLIVEIRA Doutor em Sociologia – Programa de Pós-Graduação em Sociologia – Universidade de Brasília – UNB. Professor vinculado ao Departamento de História e ao Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER) – UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas. Anápolis, GO - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v3i3.1304

Resumo

O objetivo deste artigo é o de analisar três enchentes do Rio Vermelho na Cidade de Goiás, relacionando-as com o contexto histórico da cidade: declínio da exploração aurífera (1782); expressiva ruralização (1839); e recebimento do título de patrimônio histórico mundial da UNESCO (2001). Essas três enchentes, além da sua dimensão física, podem ser analisadas como eventos hermenêuticos, pois permitem explorar a dimensão simbólica das representações feitas pelos habitantes em cada um desses momentos.

 

 

Downloads

Publicado

2014-12-05