História e imaginação histórica: a “Crônica do Descobrimento do Brasil” de Varnhagen e as narrativas de Alexandre Herculano * History and historical imagination: The Varnhagen’s “Crônica do Descobrimento do Brasil” and the Alexandre Herculano’s narratives

Autores

  • MICHELLE FERNANDA TASCA Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v3i1.1195

Resumo

As fronteiras entre a História e a ficção possibilitaram a escrita de diversos textos oitocentistas que jogavam com essa dualidade conceitual. Alexandre Herculano (1810-1877) atuou intensamente nesse sentido, criando uma ficção histórica, característica do Romantismo português, ao trabalhar simultaneamente com objetos históricos e a imaginação. Ao mesmo tempo, percebemos na “Crônica do Descobrimento do Brasil” (1840) de Francisco Adolfo de Varnhagen (1816-1878) a presença de vários elementos característicos dessa Literatura desenvolvida por Herculano. A partir de uma leitura paralela dos textos de ambos os autores, procura-se perceber os caminhos tomados para a elaboração desse projeto literário oitocentista, que lançava as bases para um romance histórico lusitano, e a forma como tais elementos se desenvolveram nas obras em questão.

Biografia do Autor

MICHELLE FERNANDA TASCA, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutoranda em História – Programa de Pós-graduação em História – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, Campinas – São Paulo. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2014-04-28