O “tom africano” da Bahia oitocentista: olhares, relatos e imagens de Salvador no século XIX * The “african thing” of eighteenth Bahia: views, reports and images of Salvador in the Nineteenth Century

Autores

  • CARLOS ANTONIO DOS REIS Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v3i1.1184

Resumo

A busca pela modernidade tornou-se moeda corrente entre as elites letradas da Bahia na passagem do século XIX para o XX. O desejo era situá-la entre as cidades de importância no cenário nacional, livrando-a de uma imagem ligada a um tempo atrasado e refratário ao que então se entendia por progresso. Imagem, por sua vez, muito devedora das impressões deixadas pelos diversos viajantes estrangeiros que por lá passaram ao longo do Oitocentos e que colaboraram para forjar uma identidade mais próxima da Costa d’África que do Brasil. Busca-se compreender como se deu a construção dessa imagem de terra “avessa à civilização”, com a qual a Bahia era identificada em princípios do século XX, a partir da análise das representações efetuadas por uma vasta literatura de viajantes que por lá estiveram ao longo de todo o século XIX e que deixaram em seus relatos diferentes apreciações da população local, sobretudo, de sua parcela negra.

Biografia do Autor

CARLOS ANTONIO DOS REIS, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Graduado, mestrado e Doutorando em história na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP, Campus Franca. Tutor em EAD pelo programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) em curso de Especialização em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) no Polo de Franca.

Downloads

Publicado

2014-04-28