A idealização da cidade: Mococa no álbum “Il Brasile e gli italiani” * The idealization of the city: Mococa in the album “Il Brasile e gli italiani”

HIGINA TEIXEIRA MARQUES

Resumo


Neste artigo, buscaremos uma possibilidade de análise das páginas dedicadas à cidade de Mococa no álbum Il Brasile e gli italiani, de 1906, no intuito de elaborar uma síntese das imagens que a representam, as intencionalidades de suas escolhas e as relações entre os textos e imagens. Além de encantar e ilustrar, as imagens fotográficas trazem também as marcas culturais do momento em que foram produzidas, fortalecendo a memória do que foi registrado e deveria ser lembrado ao longo do tempo. Acreditamos que as referidas imagens nos servem como meio de aproximação da noção de cidade compartilhada no período, pelas elites locais, ao mesmo tempo em que revelam a importância da visualização para se perceber/vivenciar a cidade.

 


 


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v3i3.1157

 

Licença Creative Commons A Revista História e Cultura, ISSN: 2238-6270, Franca, SP, Brasil, está licenciada sob uma Licença Creative Commons