O papel da imprensa na política no final do Primeiro Reinado: uma análise do jornal Tribuno do Povo * The role of the press in politics in the late First Empire: an analysis of the paper Tribuno do Povo

Autores

  • FERNANDA CLÁUDIA PANDOLFI Doutora em História – Pós-doutoranda em História – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – Universidade Federal de Minas Gerais – Pampulha. Belo Horizonte, MG - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v3i3.1155

Resumo

 Este artigo aborda o papel da cultura letrada nos embates políticos no final do Primeiro Reinado. Mais especificamente, analisa a atuação do periódico liberal exaltado Tribuno do Povo na oposição ao governo e sua contribuição para a deslegitimação de D. Pedro I, destacando sua importância na difusão de informação e as implicações resultantes para a prática política do período. A conclusão do trabalho é que, ao relacionar suas explicações com o passado e com o presente, interagir com outros periódicos e com leitores e leitoras através de cartas, este periódico contribuiu para erigir identidades políticas como a do “brasileiro” e definir o sentido do termo “patriótico” em contraposição ao “português” e “antipatriótico” que marcaram as disputas no final do Primeiro Reinado.

 

Biografia do Autor

FERNANDA CLÁUDIA PANDOLFI, Doutora em História – Pós-doutoranda em História – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – Universidade Federal de Minas Gerais – Pampulha. Belo Horizonte, MG - Brasil.

Possui graduação (1998), mestrado (2001) e doutorado (2007) em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Assis. Atualmente realiza pós-doutoramento em História na Universidade Federal de Minas Gerais. Atua na área de História, com ênfase em História do Brasil Império, com destaque para os seguintes temas: história da imprensa, história política, cultura e identidades políticas no Primeiro Reinado, história das idéias e  história de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2014-12-05