Antes de Exaltar, Conter: A Leitura do De Regimine Principum de Egídio Romano como um Speculum de delimitação do Poder Régio * Before Exalting, To Repress: the Reading of De Regimine Principum from Giles of Rome as a Speculum of the restriction of Royal..

Autores

  • ELIANE VERÍSSIMO DE SANTANA UFPR – Universidade Federal do Paraná, Campus II.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i3.1118

Resumo

O De Regimine Principum, escrito durante os anos de 1277 e 1281 pelo frade agostiniano Egídio Romano, constitui um dos tratados do gênero Espelhos de Príncipe mais lidos e transmitidos de teoria política da baixa idade média. Este tratado doutrinal propõe a construção teórica da imagem ideal de governante, realizada através das virtudes morais da Prudência, Justiça, Temperança e Fortaleza. A conceituação dessas virtudes é elaborada por Egídio, a partir de parâmetros cristãos, e visam estabelecer uma delimitação da ação do poder temporal frente ao espiritual, aproximando a autoridade do rei ao âmbito da potestas em detrimento a auctoritas e a Plenitudo Potestatis dos Papas.

Biografia do Autor

ELIANE VERÍSSIMO DE SANTANA, UFPR – Universidade Federal do Paraná, Campus II.

Mestre em História – Doutoranda em História – Programa de Pós Graduação em História – Setor de Ciências Humanas – UFPR – Universidade Federal do Paraná, Campus II. Membro do NEMED – Núcleo de Estudos Mediterrânicos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-02-04