As Construções Identitárias das Fronteiras no Medievo Ibérico: Rigidez e Permeabilidade * Las Construcciones de Identidad de las Fronteras en El Medievo Ibérico: Rigidez...
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i3.1117Resumo
Tendo em vista a relevância que as fronteiras ocupam no mundo contemporâneo, o presente artigo propõe abordar o debate historiográfico acerca dos elementos que contribuíram para a formação dos limites fronteiriços no medievo ibérico. Contudo, a fim de contrapor a concepção rígida que tais linhas ocupam nas interpretações de determinados historiadores, é pertinente apontar análises matizadoras dessa solidez, mostrando a permeabilidade daquelas zonas limítrofes.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.