Sobre a Ornamentalidade Medieval: estudo do Fólio 112v do Beatus de Facundus * Sur L’Ornementalité Médiéval: étude du Folio 112v du Beatus de Facundus
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i3.1113Resumo
O domínio da perspectiva morfológica tornou-se para a historiografia da arte um legado difícil de ser superado, em especial nos estudos de elementos que são a priori da ordem formal, como a ornamentação. Os modelos totalizantes característicos até metade do século XX encontravam na forma o delineamento de uma genealogia dos padrões ornamentais. No entanto, a partir principalmente da década de 1980, as teorias da ornamentação surgiram sob novas perspectivas. Além do estudo estilístico-filológico, que buscava datações e as filiações dos motivos, a ornamentação passou também a ser pensada quanto a seus possíveis modos de funcionamento. Sob o aporte da pesquisa de Jean-Claude Bonne, busca-se aqui estudar algumas das funções assumidas pela ornamentação na miniatura do fólio 112v do Beatus de Facundus, manuscrito real de 1047 que dispõe de um rico tratamento ornamental.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.