As Vozes das Sagas: uma análise das Influências e Conjunturas na produção das Sagas Islandesas sobre a ótica Backtiniana * The Voices of the Sagas: an analysis of the Influences and Situations in the production of the Icelandic Sagas Through the optical..

Autores

  • ANDRÉ ARAÚJO DE OLIVEIRA UFMA – Universidade Federal do Maranhão, Campus Bacanga.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i3.1112

Resumo

As sagas islandesas são uma das principais fontes de estudo da Escandinávia medieval. São fontes escritas normalmente posteriores aos fatos narrados, sendo assim originária de uma tradição oral contemporânea a sua produção. Essa problemática, da temporalidade das sagas e o contexto de análise e produção, deixa o seu estudo com várias armadilhas e incógnitas, que buscaremos contemplar nessa breve análise. Buscaremos uma possível metodologia para o estudo das sagas por meio do uso da reflexão de Bakhtin no qual se compreende o discurso/enunciado como um produto social, e assim deve ser compreendido como um resultado da plurivocidade do seu discurso.

Biografia do Autor

ANDRÉ ARAÚJO DE OLIVEIRA, UFMA – Universidade Federal do Maranhão, Campus Bacanga.

Mestrando em História – Programa de Pós-Graduação em História – UFMA – Universidade Federal do Maranhão, Campus Bacanga. Bolsista Capes. Membro do Núcleo de Estudos em Vikings e Escandinávia.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-02-04