Quem é Digno de Abrir os Selos? O Comentário Bíblico como gênero de escrita na Alta Idade Média * Who is Worthy to Open the Seals? The Bible Commentary as written genres in The High Middle Ages

Autores

  • RAQUEL DE FÁTIMA PARMEGIANI UFAL – Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i3.1109

Resumo

Neste trabalho, temos como proposta refletir sobre o processo de construção da relação entre texto bíblico e seus comentadores na Alta Idade Média. Nosso objetivo é pensar esta escritura na sua historicidade, ou seja, seus usos sociais e suas possibilidades de leitura. Para tanto, partiremos da análise do Comentário ao Apocalipse do Africano Ticônio (cerca de 328), um dos primeiros autores a analisar este livro, e do seu trabalho Liber Regylarum, no qual propõe sete preceitos a partir dos quais os textos bíblicos deveriam ser interpretados. Embora este autor tenha sido considerado herético pela Igreja Romana, o uso das suas regras ganhou um reconhecido lugar entre os comentaristas bíblicos na Idade Média, o que pode ser percebido na obra de autores cristãos como Santo Agostinho, São Jeronimo, Cesário de Arlés, Beda e Beato de Liébana.

Biografia do Autor

RAQUEL DE FÁTIMA PARMEGIANI, UFAL – Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões.

Doutora em História – Professora Adjunta do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte – UFAL – Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões, Maceió, Alagoas – Brasil.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-02-04