Átila, Rei dos Ostrogodos? Um estudo acerca de Identidades Imaginárias na Antiguidade Tardia * Attila, King of the Ostrogoths? A study on Imaginary Identities in Late Antiquity

Autores

  • OTÁVIO LUIZ VIEIRA PINTO School of History – University of Leeds, Woodhouse Lane, Leeds, West Yorkshire – Reino Unido

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i3.1108

Resumo

O presente artigo busca explorar questões historiográficas concernentes ao período da Antiguidade Tardia, localizando a criação e fluidez de identidades como um dos principais focos de análise. Para apreciação analítica e problematização deste panorama, apresentamos um estudo de caso específico: a relação entre ostrogodos e hunos nos séculos V e VI. Argumentando em favor de uma relação tribal muito mais intensa do que se imagina, visamos apresentar problemas retóricos na documentação e propor uma abordagem que forneça novas perspectivas para a historiografia ostrogótica e, ao mesmo tempo, abra espaço para revigorados estudos acerca de identidades na Antiguidade Tardia e Primeira Idade Média.

Biografia do Autor

OTÁVIO LUIZ VIEIRA PINTO, School of History – University of Leeds, Woodhouse Lane, Leeds, West Yorkshire – Reino Unido

Mestre em História – Doutorando – Programa de Pós-Graduação em História Medieval – School of History – University of Leeds, Woodhouse Lane, LS2 9JT, Leeds, West Yorkshire – Reino Unido. Bolsista CAPES. Membro do NEMEDE – Núcleo de Estudos Mediterrânicos e do N&N – Networks & Neighours.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-02-01