O Gênero Epistolar na Antiguidade: a importância das Cartas de Cipriano para a História do Cristianismo Norte Africano (século III d.C.) * The Epistolary Genre in Antiquity: the importance of Letters of Cyprian for North African History of Christianity...

Autores

  • CAROLLINE DA SILVA SOARES UFES – Universidade Federal do Espírito Santo.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i3.1104

Resumo

Ao nos debruçarmos nos estudos acerca do cristianismo antigo percebemos que algumas análises ainda se pautam numa leitura teológica e doutrinal e tendem a deixar de lado os aspectos político-administrativos e disciplinares da organização das comunidades cristãs, bem como o cotidiano dos cristãos nas ciuitates greco-romanas. As epístolas de Cipriano, bispo de Cartago entre os anos 249 e 258, nos dão importantes informações acerca da constituição das comunidades cristãs africanas e do cotidiano dos cristãos cartagineses de meados do século III d. C., sobretudo durante o período das perseguições dos imperadores Décio e Valeriano. Nosso objetivo nesse artigo é discutir as informações contidas nas epístolas de Cipriano como fontes primordiais para a percepção do processo de desenvolvimento do cristianismo no norte da África, especificamente na cidade de Cartago durante o século III, momento no qual a crença cristã ainda é considerada uma religio illicita.

Biografia do Autor

CAROLLINE DA SILVA SOARES, UFES – Universidade Federal do Espírito Santo.

Mestre em História – Doutoranda em História – Programa de Pós-graduação em História Social das Relações Políticas – UFES – Universidade Federal do Espírito Santo. Bolsista Capes.

Downloads

Publicado

2014-01-31