Espaço e Materialidade na Tripolitania Romana: uma tentativa de reconstituição da cidade de Oea em meados do II Século * Space And Materiality In Roman Tripolitania: an attempt of recovery of the city of Oea in the Mid-Second Century
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i3.1103Resumo
Oea, atualmente Trípoli, na Líbia, foi uma cidade que integrou o Império romano nos primeiros séculos de nossa era. Dela, poucas relíquias são hoje conhecidas, uma vez que a atual capital líbia fora construída sobre a antiga urbs romana. Tendo em vista tais limitações e com o intuito de superá-las, empreenderemos uma tentativa de reconstituição da antiga Oea. Intencionamos dar materialidade à cidade, haja vista o nosso interesse de pesquisar o espaço citadino onde Apuleio de Madaura, escritor norte-africano de meados do II século, foi publicamente difamado e acusado de praticante magia. Por meio da obra Apologia, dos diminutos artefatos arqueológicos e epigráficos e de comparações com as cidades vizinhas de Sabrata e Leptis Magna – cujos sítios arqueológicos são imensamente mais ricos e completos – acreditamos ser possível visualizar, mesmo que parcialmente, o ambiente citadino vivido por Apuleio entre os anos de 157 e 159.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.