Administração e Cortes de Justiças durante o Principado Romano: uma análise do Cursus Honorum de Plínio, o jovem * Administration And Courts Of Justice during the Roman Principate: an analysis of Pliny The Younger’s Cursus Honorum
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i3.1101Resumo
O presente artigo visa refletir acerca das funções jurídicas atreladas ao desempenho das magistraturas que compunham o cursus honorum senatorial durante o período do Principado romano. Objetivamos com tal análise compreender o entrelaçamento entre a administração do Império e a aplicação da justiça. Para tanto, interpretaremos os vestígios existentes na documentação de autoria de Plínio, o Jovem, acerca das magistraturas que compunham o cursus honorum e que atuavam na aplicação das leis em cortes de justiças.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) são os detentores dos direitos autorais dos artigos encaminhados à Revista História e Cultura e fica autorizado ao periódico a publicação do referido manuscrito. O trabalho permanece licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do material desde que a autoria seja devidamente atribuída e referenciada.