Discurso, Representação e Imaginário Social na “Constituição dos Lacedemônios” de Xenofonte (séc. V e IV A.c.) * Discourse, Representation and Social Imaginary in Xenophon‘s ‘Lacedaemonian Constitution’ (Fifth and Fourth-Centuries B.C.)

Autores

  • LUIS FILIPE BANTIM DE ASSUMPÇÃO UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Campus Maracanã.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i3.1097

Resumo

Ao relacionarmos o discurso de um autor da Antiguidade com o contexto histórico-social em que o mesmo se encontrava seremos capazes de interagir com parte das possíveis motivações e interesses que o mesmo deteve ao desenvolver as suas considerações escritas. Desta maneira, ao efetuarmos um estudo de caso na obra intitulada “Constituição dos Lacedemônios”, do ateniense Xenofonte podemos observar que as representações que o discurso deste pensador elaborou sobre a sociedade de Esparta estavam vinculadas ao lugar que este sujeito ocupava, frente à pólis de Atenas. Sendo assim, mediante o arcabouço teórico adotado, objetivamos por demonstrar como o imaginário social partilhado por Xenofonte fora um mecanismo determinante para o modo como este autor representou os espartanos em seu discurso.

Biografia do Autor

LUIS FILIPE BANTIM DE ASSUMPÇÃO, UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Campus Maracanã.

Mestrando em História – Programa de Pós-Graduação em História Política – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Campus Maracanã, CEP:20550-013, Rio de Janeiro, RJ – Brasil. Bolsista Capes. Pesquisador e coordenador de diagramações do Núcleo de Estudos da Antiguidade (NEA).

Downloads

Publicado

2014-01-31