Os movimentos populares no Brasil: elementos sócio-históricos e desafios atuais * The popular movements in Brazil: elements historic social and current challenges

Autores

  • MICHELLY FERREIRA MONTEIRO ELIAS Mestre em Políticas Públicas – Doutoranda – Programa de Pós-graduação em Serviço Social – Escola de Serviço Social – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v3i3.1066

Resumo

Este artigo reflete sobre alguns desafios dos movimentos sociais de caráter popular no contexto atual da luta de classes no país. Consideram-se os movimentos populares como manifestações das lutas sociais que possuem determinações específicas de acordo com o movimento histórico. Diante das lutas que se configuraram da década de 1980 até os anos 2000, atualmente os desafios colocados para os movimentos populares estão permeados pela fragilidade do movimento operário; pela permanência da reestruturação produtiva e predominância do capital financeiro no contexto imperialista; pela continuidade de uma correlação de forças desfavoráveis para as lutas da classe trabalhadora e por uma conjuntura política caracterizada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no comando do Governo Federal.

 


 

Downloads

Publicado

2014-12-05