Paradoxos da cidadania à brasileira: sociologia histórica do Campo jurídico no Brasil * Paradoxes of brazilian citizenship: historical sociology of the juridical Field in Brazil

Autores

  • MÁRCIO CANIELLO Doutor em Sociologia – Universidade Federal de Pernambuco (2001). Professor Associado da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v3i3.1040

Resumo

Partindo da perspectiva analítica da sociologia histórica, este ensaio tem como objetivo demonstrar que a cidadania no Brasil, cingida pela desigualdade, tem um sentido peculiar e paradoxal. Daí, o designativo “à brasileira”. Forjado nos alvores da formação nacional, esse aspecto contraditório permanece incólume no âmbito do campo jurídico no Brasil, mesmo diante das transformações sociais, políticas e econômicas experimentadas pela sociedade brasileira no transcurso de sua história. Este ensaio procura reconstituir a configuração do estatuto da desigualdade civil no Brasil Colonial analisando o código legal coevo e as práticas nas arenas jurídicas para demonstrar que, em função de sua recorrência estrutural até os dias de hoje, é um traço perene da cidadania à brasileira.

 


 

Biografia do Autor

MÁRCIO CANIELLO, Doutor em Sociologia – Universidade Federal de Pernambuco (2001). Professor Associado da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Professor Associado de Antropologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) onde ingressou por concurso público em 1986. É Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (1985), Mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Na administração superior da UFCG foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (2001-2003), Coordenador de Educação a Distância (2004) e Secretário de Projetos Estratégicos (2005-2009), quando elaborou o Plano de Expansão Institucional da UFCG (PLANEXP), o qual propiciou a criação de três novos campi da Instituição, nas cidades de Cuité, Pombal e Sumé. Foi Diretor fundador do campus de Cuité – Centro de Educação e Saúde (2006-2008) e do campus de Sumé – Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (2009-2012). É líder dos Grupos de Pesquisa “Análise de Desempenho em Políticas Públicas” e “Desenvolvimento Sustentável do Semiárido”, cadastrados no CNPq, no âmbito dos quais desenvolve projetos de pesquisa e extensão, orienta teses, dissertações e monografias, coordena eventos nacionais e internacionais, apresenta trabalhos em congressos e publica artigos e capítulos de livros. Atualmente é Secretário de Planejamento de Campina Grande.

Downloads

Publicado

2014-12-05