Debates sobre o tecnobrega e indústria cultural em tempos de pós-fordismo * Debates on tecnobrega: culture industry in times of post-fordism

Autores

  • RAQUEL SANT'ANA Doutoranda em Antropologia Social - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i2.1009

Resumo

As últimas décadas do século XX foram marcadas por uma profunda reestruturação produtiva que afetou também a chamada “indústria cultural”. No campo da música, a alegação de que haveria uma crise causada pela circulação de cópias ilegais marcou a reorganização do setor. Neste artigo, analiso o debate em torno do tecnobrega, circuito de música popular que foi transformado em modelo para a indústria fonográfica nacional. Essa construção discursiva contou com participação de imprensa, programas televisivos e análises acadêmicas, que construíram, aos poucos, uma imagem de que o gênero seria a superação da dicotomia centro versus periferia. Esse caso permite pensar algumas das novas configurações da indústria cultural no mundo pós-fordista.

Biografia do Autor

RAQUEL SANT'ANA, Doutoranda em Antropologia Social - UFRJ

Doutoranda em Antropologia Social - UFRJ.

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Publicado

2013-12-30